Qual a melhor plataforma para seu site, WordPress ou Wix?

Qual a melhor plataforma para seu site, WordPress ou Wix?

Wix e WordPress são plataformas CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo). Ou seja, plataformas de subir e gerenciar conteúdo facilitando a manutenção de conteúdo.

Você pode utiliza-las mesmo sem ter nenhum conhecimento de programação, ferramentas de CMS funcionam mais ou menos desta forma, dando de fato mais opções para personalizar o seu conteúdo.

Na verdade existem várias outras plataformas de CMS e Wix e WordPress são simplesmente as mais populares. Outras conhecidas são Squarespace, Joomla e Drupal. Outras focadas em e-commerce são prestashop, magento e vtex.

Neste conteúdo veremos as diferenças principais entre as duas mais populares (wix e wordpress) e como escolher entre as duas.

Quais as diferenças entre Wix e WordPress?

Primeiramente é bom destacar que tanto Wix quanto WordPress foram concebidas principalmente para fim de criação de blog, o que é o princípio do CMS (Content Management System).

Mesmo assim, hoje em dia, as duas são usadas para criar também tanto sites institucionais, quanto e-commerce.

Para chegar em um conclusão vamos analisar 5 características das 2 plataformas:

Custo

Com Wix  você faz tudo gratuitamente e você praticamente não depende de um programador. Todavia, no modelo totalmente gratuito, você não pode ter o seu domínio.
Para ter o seu domínio, você precisa pagar um valor mensal!

No WordPress, plataforma gratuita, você tem a opção de hospedar  o site gratuitamente no domínio wordpress.com.

Caso queira você pode usar o seu próprio domínio. Como?

  1. compre o seu domínio (R$ 30-40/ano)
  2. pague o aluguel no servidor.
  3. Configure e faça manutenção periódica do site(Caso não tenha experiência peça ajuda de um programador).

Versatilidade

Wix trabalha com a opção drag and drop, ou seja, você pode construir o seu site brincando e juntando blocos já pré-criados dentro da plataforma.

WordPress tem uma interface visual, mas não tem por natureza a possibilidade de inserir blocos, a não ser que você instale Plugins que permitam fazer isso.

Temas Disponíveis

Wix tem cerca de 500 templates para escolher.

WordPress tem milhares de temas gratuitos ou pagos, desenvolvidos com princípio open source (código aberto). Assim qualquer pessoa pode modificar e adaptar o código conforme própria necessidade. Um programador pode pegar um tema de outro e adaptá-lo às próprias necessidades.

Flexibilidade

As duas plataformas tem um conceito modular, ou seja, você pode acrescentar funções ao seu tema por meio de Plugins.

No entanto a quantidade de Plugins gratuitos e pagos disponíveis para WordPress é muito maior do que no Wix.

Por exemplo, se você quer trabalhar o SEO do seu site é fundamental ter um plugin que ajude na otimização do seu site.

SEO(Search Engine Optimization)

O SEO nada mais é do que a otimização do site para mecanismos de busca como o nome já diz.

O Google não tem uma posição oficial contra sites. Mesmo assim existem vários artigos sobre o risco de desindexação do Google dos sites em Wix.

Até o mesmo Wix admitiu este problema, em janeiro de 2016, comunicando que entrou em contato com Google. Aparentemente o problema foi resolvido, conforme informado oficialmente neste link.

E acreditamos que o problema foi resolvido de fato, se em Janeiro de 2017 teve uma comunicação oficial do mesmo John Mueller, Webmaster Trends Analyst do Google,  dizendo que o Wix não tem problema de indexação, nem de ranqueamento no Google.

O ponto é que como visto acima, o Wix  é menos flexível para alterações customizadas, então se você está pensando em algo um pouquinho a mais do que umas páginas institucionais ou blog clássico, o WordPress vai te dar mais possibilidade de tornar o site a sua cara.

Esta versatilidade do WordPress pode melhorar a identidade visual do seu site e até a experiência do seu visitante.

O problema é que se estas alterações no WordPress requerem mais do que uma integração de blocos pronto, você vai ter que trabalhar a configuração destas alterações, para inserir as tags corretas (título, H1, H2, meta-description, etc) e para otimizar a parte código JavaScript, para deixar o site mais rápido de carregar, etc.

Nestes casos um site em WordPress te dá a possibilidade de mexer mais e tornar a sua customização, não somente visual, mas também limpa no código. O que a gente chama de SEO higiênico.

Conclusão

Se você está em uma fase onde você está testando a sua ideia para ver se dá certo, está ainda montando o seu negócio, então está com recursos financeiros limitados para contratar especialistas, e tem mais tempo a disposição para mexer e testar, então vá para Wix.

Isso não vai afetar de forma tão negativa o seu SEO e vai começar a te entregar dados históricos de negócio e do desempenho do site, de forma completamente gratuita.

Em todos os outros casos em que a sua ideia funciona, e precisa alavancar o seu negócio e o número de visitas qualificadas para seu site. Neste caso a solução é WordPress ou até uma outra plataforma desenhada especificamente para sua necessidade.

Em resumo:

Wix é mais fácil de mexer mas é menos versátil.

WordPress requer um pouquinho mais de conhecimento do mundo internet, mas é bem mais flexível.

Deixe uma resposta

20 − catorze =

Fechar Menu