Principais Vantagens de utilizar o WordPress

Principais Vantagens de utilizar o WordPress

O WordPress começou sua história como uma plataforma para blogs, mas na atualidade evoluiu como CMS. O WordPress com todas as suas aplicações e funcionalidades é uma opção de plataforma que pode economizar tempo e assim diminuir o custo do projeto. 

Hoje são infinitas as possibilidades de se trabalhar com o WordPress, acompanhe esse artigo e descubra os maiores benefícios do WordPress.

Algumas vantagens do WordPress

Fica muito perceptível perceber porquê o WordPress é a plataforma mais usada no mundo, ela abrange mais de 70% do mercado de CMS’s e já atinge mais de 28% de todo o desenvolvimento web. Muita gente ainda desconhece as suas principais vantagens, porém com esse artigo vai ficar fácil percebê-las. Vamos ao que interessa:

Open Source

A principal vantagem do WordPress é que ele é totalmente gratuito, uma plataforma Open Spource que pode ser utilizado para as mais variadas funcionalidades. Isso afeta positivamente a quantidade de comunidades de desenvolvedores que contribuem em conhecimento entre eles. 

Um software gratuito que não requer custos de licença ou propriedade, consequentemente não está preso a desenvolvedores ou empresas de desenvolvimento.

SEO
A disputa pela melhor colocação orgânica nos mecanismos de busca já é uma realidade há alguns anos, o WP já acompanha essa vertente e já vem otimizado de forma nativa para motores de busca como o Google. 

Além de oferecer uma variedade de opções plugins como o Yoast SEO, e diversos outros recursos para serem agregados e ajudar ainda mais a indexação dos conteúdos.

Design Responsivo
Com o design responsivo o WP já vem pronto para todos os tipos de dispositivos mobile ou desktop, tanto a parte visual do site que é interessante para quem navega, quanto a área administrativa facilitando a vida de gestores de conteúdo que podem mudar configurações e informações do site onde estiver. 

Além de aumentar a usabilidade para todos, o design responsivo é recomendado pelo Google, sendo inclusive um ponto que interfere no ranqueamento e consequentemente no SEO do seu site.

Acessibilidade
Toda a plataforma do WordPress evoluiu com a ajuda de muitos desenvolvedores de todo o mundo, portanto pontos importantes como fazer um CMS acessível para portadores de necessidades de especiais e leitores de tela não foi deixado para trás.

Uma interface é como uma piada, se for boa ninguém precisa explicar. Desde a sua criação a interface do WP é muito simples e gestão de conteúdo facilitada até mesmo pelos menos experientes. Todo o contéudo do site, como itens de menu, páginas, comentários e etc. pode ser gerenciado sem intervenção técnica.

Empresas e profissionais especializados
Por ser uma empresa open source não causa dependência com fornecedor. Seu código aberto permite que profissionais e empresas especializadas possam dar continuidade a projeto desenvolvido por outros desenvolvedores.

Segurança, inovação e atualizações
O WordPress é uma plataforma que evolui continuamente, recebendo atualizações em seu core 3 ou 4 vezes ao ano para garantir segurança e implementar novos recursos e tecnologia. 

São essas atualizações que mantém o software sempre à frente no mercado com recursos modernos e poderosos.

Participação de mercado
Sei que já disse antes mas não custa ressaltar, até o momento que esse artigo foi escrito o WordPress ocupava a primeira colocação na preferência dos desenvolvedores representando mais de 28% de todos os sites do mundo, contra 2,6 do segundo colocado.

Mais uma vantagem do WordPress ser open source é que isso atrai milhares de pessoas em todo o mundo para a utilização da plataforma e, com tantas pessoas utilizando o CMS a consequência foi a criação de um ecossistema poderoso e rico. 

Extensões de novos recursos através de plugins que adicionam novas funcionalidades são criadas todos os dias. São mais de 40.000 à disposição, os quais já foram baixados mais de 1 bilhão de vezes. Com os temas é a mesma história, milhares estão à disposição para garantir um visual único e exclusivo para cada projeto.

Blog, site
Um mesmo software, o WordPress, possibilita que blog e site trabalhem de forma integrada e em conjunto garantindo a possibilidade de um site institucional com o blog para potencializar a estratégia digital e o SEO da empresa.

Gestão de usuários
É possível ter vários usuários administrativos em mesmo site e cada um com funções específicas para a gestão de conteúdo, isso facilita e muito nos processos de gestão de conteúdo e desenvolvimento para projetos pequenos, médios e grandes, que vão de blogs a grandes portais de notícias.

Mobile
Além de poder controlar tudo do WordPress no computador, aplicativos para iOS e Android também permitem a gestão do usuário através de smartphones, além dos computadores.

Conclusão
Fácil, atual e em constante evolução, assim o WordPress se coloca no mercado. É claro que existem incontáveis outras maneiras de criar e manter projetos na web mas, se você não quer reinventar a roda, o WordPress é uma ótima pedida.

Deixe uma resposta

dois + 16 =

Fechar Menu